domingo, 15 de março de 2015

"Esteja Eu Onde Estiver" Romana Petri


Título: Esteja Eu Onde Estiver
Autora: Romana Petri
Editora: Bertrand

É curioso quando um autor estrangeiro se interessa pela história de Portugal, como foi o caso de Romana Petri que no seu livro "Esteja Eu Onde Estiver" percorre o século XX português dos anos 40 até à actualidade. Através do percurso das três protagonistas, recordamos um povo que durante tanto tempo esteve forçado ao silêncio para por fim encontrar a coragem de conquistar a liberdade.

São três as mulheres que fazem parte desta saga que têm em comum o facto o sofrimento causado pelos homens que amaram.  
Margarida, uma jovem humilde e sofredora, porém sempre positiva cujo destino ficará tragicamente marcado quando se apaixona por Carlos, apenas para se decepcionar com ele, pois não só ele é casado como está de partida para América, deixando-a sozinha e grávida de Maria do Céu. Custódia é uma mulher algo azeda que se deixa levar pela corte do bem-falante Belmiro. Porém logo após o casamento de ambos, é confrontada pelo desprezo do marido, agravado pelas mal-disfarçadas traições deste e pela infertilidade da união. Após a morte de Margarida, Custódia e Belmiro acolhem Maria do Céu como a filha que sempre quiseram ter. Porém Maria do Céu revela-se um espírito indomável e apesar da sua gratidão para com os padrinhos, nunca os encarará como pais. Mas apesar de tudo, também ela se decepcionará com o homem por quem ele se apaixona, Tiago, que a tinha encantado pela sua luta anti-regime mas que se revela um homem fraco e conformista. As filhas de Maria do Céu, Rita e Joana, serão marcadas pela tragédia, uma pela doença, outra pelos problemas psicológicos. Caberá ao filho varão Vasco aprender com as duras lições das mulheres da sua família e traçar o seu próprio rumo à felicidade. 

Nota-se que Romana Petri fez um grande estudo e tem um bom conhecimento sobre a sociedade portuguesa, pois o livro é um fresco bastante fiel dos costumes e mentalidades do nossos país ao longo do século XX. Sobretudo como a sociedade era tão cruel para com as mulheres, a quem tudo era reprovado, enquanto para os homens tudo era permitido. Por exemplo, Custódia é culpabilizada por todos pela esterilidade do casamento quando existem fortes indícios que o problema fosse de Belmiro.

Apesar de ser uma história intrinsecamente trágica, não achei uma leitura demasiado pesada, até porque a autora consegue inserir alguns momentos mais descontraídos e até humorísticos de permeio, embora seja uma pena saber que as três protagonistas não alcançam a felicidade. Duas outras personagens femininas também se destacaram para mim: Violeta, a irmã inválida de Belmiro, como tal vista como pouco mais que bicho por quase todos, mas que se revela bastante dinâmica e lúcida e Maria José, a divertidamente bronca peixeira que se torna a amante oficial de Belmiro.

Mas acima de tudo, a leitura de "Esteja Eu Onde Estiver" fez-me uma vez mais aperceber-me, que apesar de alguns factores que teimam em persistir quando já era tempo de serem erradicados, Portugal percorreu um longo e penoso caminho para conquistar a liberdade.          

Sem comentários:

Enviar um comentário