terça-feira, 28 de abril de 2015

Vamos falar de capas #1

Nova rubrica no blogue dedicada às capas dos livros. Hoje três tópicos.

A CAPA MAIS FEIA NA MINHA ESTANTE


A capa mais feia de entre a minha colecção de livros é sem dúvida esta de "Corações em Silêncio" de Nicholas Sparks. Já se sabe que as capas da Editorial Presença nos anos 90 e inícios deste século não primavam pela qualidade e as primeiras edições dos livros do Nicholas Sparks são um paradigma desse período de mau design. Mas no caso deste livro, acho esta primeira capa é mesmo horrível: não há nada que eu goste nela. Detesto o fundo amarelo, detesto as montagens de fotografias, detesto as silhuetas, até detesto o tipo de letra no título. O que é pena pois este é um dos meus livros preferidos do autor, senão mesmo o meu preferido. Quase que me dá vontade de comprar uma nova edição com uma capa melhor

A CAPA MAIS BONITA NA MINHA ESTANTE


Não há assim uma capa de entre os livros que eu tenho que eu ache super linda, mas para mim a mais bonita talvez seja mesmo esta de "A Culpa é das Estrelas" de John Green. Pelo menos é bem mais bonita que a capa original com as nuvens. A edição que eu tenho vem com uma sobrecapa com o poster do filme, mas por baixo vem a capa original. O céu estrelado é uma escolha algo previsível mas até acho que aqui está bonito. Gosto dos tipos de letra escolhidos tanto para o título como para o nome do autor e sobretudo gosto das casinhas na parte de baixo a fazer lembrar as casas em Amesterdão, onde se passa parte da acção do livro e que também é uma cidade que já visitei.  

A HISTÓRIA DA CAPA DO MEU LIVRO



A Chiado Editora nunca me abordou sobre como eu imaginava a capa para o meu livro. No entanto, era precisamente algo assim que eu imaginava: a imagem de um prédio e silhuetas de figuras humanas nas janelas. A outra proposta para a capa tinha o mesmo conceito mas de forma mais estilizada. Acham que escolhi bem ou devia ter escolhido a outra?



Seja como for, estou satisfeito com a capa. Os desenhos dos prédios podiam ter sido um pouquinho mais elaborados mas não estão mal a meu ver. Gosto da atmosfera nocturna e a ideia de observar através das janelas, uma vez que o livro é uma incursão à intimidade de quatro casais. 
A contracapa segue a mesma linha gráfica de uma atmosfera de uma cidade à noite.


E agora gostaria de perguntar aos leitores do blogue. Quais são as vossas capas preferidas e que menos gostam de entre a vossa colecção de livros. Deixem o vosso comentário!







1 comentário:

  1. Escolheste bastante bem a capa para o teu livro. Na minha opinião uma das capas mais bonitas da Chiado. Há umas até bastante giras mas outras verdadeiramente pavorosas.

    ResponderEliminar