segunda-feira, 25 de maio de 2015

"Em Parte Incerta" Gillian Flynn


Título: Em Parte Incerta
Autora: Gillian Flynn
Editora: Bertrand

Amy e Nick eram um casal-sensação a viver uma vida glamourosa em Nova Iorque: ele tinha uma carreira como escritor, ela tinha sido a inspiração para uma famosa série de livros infantis escritos pelos seus pais. Mas com a crise económica, os dois perderam os empregos. Nick decide voltar para a sua cidade natal no Missouri para cuidar da sua mãe que sofre de cancro. Esta mudança acaba por trazer, findo o dinheiro e o estado de graça, a duras crispações no casamento de ambos. No dia do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece misteriosamente. À medida que vão surgindo novas evidências e sob o impiedoso olhar da comunicação social, Nick passa rapidamente do marido aflito a potencial assassino. Na versão de Amy, fala-se de traições e maus-tratos. Na versão de Nick, uma meticulosa cilada motivada por uma cruel vingança. Qual deles está a dizer a verdade: Amy, Nick, ou nenhum dos dois? 

Este é um livro que há muito queria ler e aproveitei uma promoção de 50% na Note para finalmente o adquirir. No entanto, embora não tenha visto o filme, cometi a asneira de ver no YouTube a "Honest Trailer" respectiva que revela alguns spoilers. Por isso, comecei a minha leitura já sabendo algumas coisas que retiram algum do factor surpresa que livro constrói para desarmar o leitor. 
No entanto, deixei-me ainda assim cativar pela excelente escrita de Gillian Flynn, que habilmente disseca as mentes dos dois protagonistas, através dos pontos de vista que alternam ao longo do livro. Gostei sobretudo a partir da segunda parte, quando se dá a maior reviravolta a surpreender o leitor. Embora não haja nenhuma personagem propriamente simpática, exceptuando talvez a Margo "Go", a irmã gémea de Nick, eu adorei quase todas as personagens - Amy, Nick, Go, os polícias que investigam o caso, o advogado, o pai de Nick, Desi - e adorei saber o que lhes passa pela mente, quer por aquilo que eles nos revelam, quer por aquilo que Amy e Nick dizem deles.

Este género do suspense não é um género que costumo ler mas para mim foi uma boa incursão: a escrita de Gillian Flynn é densa mas bastante fluida e agarra bastante o leitor. 
     


Sem comentários:

Enviar um comentário