domingo, 16 de agosto de 2015

Booktubers TAG

Pela primeira vez vou fazer uma TAG neste blog, a saber a Booktubers TAG com quinze categorias sugeridas por quinze booktubers portugueses e brasileiros. Descobri esta TAG no canal InesBooks.

Eis as minhas respostas


1. Claire Scorzi: Um clássico

"Madame Bovary" de Gustave Flaubert. Li em francês no segundo ano da minha licenciatura e mais tarde li também em português. Pode-se dizer que este é o "the great French novel", um olhar mordaz e desencantado à sociedade rural francesa do século XIX e aos desejos do ser humano.  






2. Tati Feltrin (Tiny Little Things): Um livro em inglês

"Manhattan Transfer" de John Dos Passos. Outro livro que li para a minha licenciatura, desta vez para a cadeira de Literatura Norte-Americana que tive no terceiro ano. Um vasto e complexo mas ao mesmo tempo intrigante mosaico de histórias e personagens numa Nova Iorque ora impiedosa ora fascinante.



3. Ju Gervason (O batom de Clarice): Um livro de poesia
"Sonetos" de Florbela Espanca. O único livro de poesia que eu tenho mas que a volta e meia sabe bem regressar e escolher um soneto ao acaso.





4. Patricia Pirota: Um livro nacional

"Todos Os Nomes" de José Saramago. Porque foi o primeiro livro do nosso Nobel que comprei.





5. Mell Ferraz (Literature-se): Um livro fofo

"As Crianças São Muito Infantis" de Fernando Caeiro. Não pode haver algo mais fofo do que as tiradas de quatro crianças traquinas. E acompanhem também a página no Facebook.





6. JotaPluftz: Uma banda desenhada

Não li nenhuma graphic novels a sério (embora tenha curiosidade em ler algumas como "Persopolis" e "Blue Is The Warmest Colour"), por isso a minha escolha vai para um volume de uma série clássica, que foi um dos primeiros livros de banda desenhada que eu li fora das revistinhas. "Lucky Luke e Os Dalton No Canadá" de Morris e René Goscinny.





7. Victor Almeida (Geek Freak): Um livro de fantasia

Outro género de que ainda não li muito. Talvez não seja a escolha mais ortodoxa mas optei por "O Vale do Silêncio" de Nora Roberts, o terceiro volume da trilogia do Círculo, mas como este volume passa-se quase exclusivamente num universo paralelo e tem vampiros, bruxedos, dragões e combates medieval style, acho que cumpre os requisitos. 





8. Gisele Eberspächer (Vamos Falar Sobre Livros?): Um livro lançado nesta década
"As Primeiras Luzes da Manhã" de Fabio Volo. O autor que mais adorei descobrir nesta década. O meu texto sobre este livro está aqui.



9. InesBooks: Um livro da literatura portuguesa

"Os Maias" de Eça de Queiroz. "The great Portuguese novel"





10. Isa (lidolendo): Quero ser amigo desse livro

"The Perks Of Being A Wallflower" de Stephen Chobsky. Quero ser amigo do livro, das personagens, dos acontecimentos, das músicas, de tudo.





11. Pam Gonçalves (Garota It): Um livro chick-lit ou YA

"Entre O Agora E O Nunca" de J.A. Redermski. Tudo o que um bom YA deve ter. Ver o  meu texto sobre o livro aqui.



12. Vevsvaladares: Um livro que dança ballet na sociedade
Isto pode ser muita coisa, não é? Escolhi "A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol" de Haruki Murakami pelo olhar à intimidade na sociedade japonesa e porque um dos actos mais significativos do protagonista é dançar com a rapariga que ele ama. 





13. Sopa Primordial: Um mangá ou um livro japonês

Como nunca li nenhum manga (só folheei rapidamente um volume do "Naruto"), lá terei de voltar a escolher o Haruki Murakami com o seu triplo épico "1Q84". Mistério, distopia, nostalgia 80's, crítica à sociedade japonesa, literatura, religião, sexo, música, esquemas económicos...está lá tudo. 





14. Denise Mercedes (Cem Anos de Literatura): Um livro com mais de 600 páginas

Como já escolhi "Os Maias" e não me recordo de ter lido outro calhamaço semelhante, pelo menos de um volume só, vou aldrabar as coisas e optar por um livro de não-ficção: "The Complete Book of Summer Olympics - 2012 Edition" de David Wallechinsky e Jamie Loucky. Para quem se interessa sobre a história dos Jogos Olímpicos, este é o compêndio indispensável. 





A 15.ª categoria, sugerida por Henrique Júnio (Ensaio sobre a inconstância) é "Um livro da Cosac Naify" mas como não tenho nenhum livro dessa editora brasileira, não posso responder.

Aproveito para convidar os leitores deste blogue a sugerirem-me outras TAGs ou a responderem a este tag, ou nos comentários ou na minha página oficial do Facebook.




Sem comentários:

Enviar um comentário