segunda-feira, 21 de setembro de 2015

"O Tempo Que Já Não Viverei" Fabio Volo


Título: O Tempo Que Já Não Viverei
Autor: Fabio Volo
Editora: Presença

Regresso a um dos meus autores favoritos. Se não estou em erro, este foi o primeiro romance de Fabio Volo publicado em Portugal mas foi o último que li.

"O Tempo Que Não Já Viverei" conta a história de Lorenzo, um homem que sofre com as marcas do passado e pelo fim de um amor pelo qual não foi capaz de lutar. Os capítulos alternam entre a história da sua vida, a relação com os pais, as provações que enfrentou e como aos poucos conseguiu mudar o seu destino, tornando-se um publicitário de sucesso em Milão, e os altos e baixos da relação com o amor da sua vida, designada por "Ela". (O verdadeiro nome da "Ela" só é revelado na última frase.) Neste olhar sobre o passado, Lorenzo encontrará forças para construir o seu futuro. Mas será tarde demais para que "Ela" faça parte desse futuro?  

Este é provavelmente o livro que menos gostei do autor, mas mesmo assim gostei imenso, reconheci tudo o que adoro na escrita de Fabio Volo (como a cumplicidade bastante íntima que se estabelece entre a personagem principal e o leitor) bem com temas recorrentes como a fragilidade das relações amorosas, a complexidade das relações familiares e a sensibilidade no masculino. De início, achei a história algo deprimente mas gradualmente a história agarrou-me e tocou-me bastante.

Achei a história da família de Lorenzo bem mais interessante que a história da sua relação com "Ela" e esse desequilíbrio foi o que menos gostei do livro. Mas por outro lado, a verdadeira história de amor do livro é entre Lorenzo e o seu pai, que sempre tiveram uma relação difícil. O pai de Lorenzo foi sempre um homem apagado, escravo do dever e do trabalho, humilhado pelos mais fortes e esparso em afectos. Lorenzo sempre se ressentiu da forma como o pai dele vivia a vida e como isso parecia condená-lo ao mesmo destino e impedir de sonhar mais alto, não fosse a amizade criada com um vizinho que o inicia na música e na literatura e mais tarde o trabalho que consegue numa agência de publicidade. E quando Lorenzo segue esse novo caminho, depara-se com o ressentimento do pai. Porém alguns acontecimentos acabam por proporcionar uma subtil mas preciosa reconciliação entre pai e filho.    

Sem comentários:

Enviar um comentário