quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"A Caminhar Para O Desastre" Jamie McGuire


Título: A Caminhar Para O Desastre
Autora: Jamie McGuire
Editora: Planeta

"A Caminhar Para O Desastre" é o segundo livro de uma dualogia da autora Jamie McGuire, cujo primeiro livro é "Um Desastre Maravilhoso" mas não se trata de uma continuação, mas sim a mesma história agora pelo ponto de vista do protagonista masculino. (Existe também uma novela, outra sobre o casal secundária e ainda uma nova série sobre os quatro irmãos do protagonista, sendo que três já foram publicados nos Estados Unidos). 

Travis Maddox é o bad boy de um campus universitário: temido por eles, desejado por elas, fora das aulas divide o seu tempo entre lutas clandestinas e conquistas de uma noite. Mas quando conhece a tímida e discreta Abby Abernathy, Travis dá consigo a sentir emoções que nunca sentiu antes. Abby também não é de todo indiferente a ele, mas conhecendo bem a sua reputação, faz tudo para distanciar-se de Travis. Até que lhe propõe uma aposta: se ele ficar um mês sem ter sexo, ela aceitará viver no apartamento dele durante um mês.
Durante esse período, a paixão entre Abby e Travis torna-se inegável, mas por entre os passos em falso dele e as indecisões dela, a relação é bastante volátil. Além disso, Abby guarda um segredo que a fez escapar da sua terra natal.   

Travis Maddox não é de todo um protagonista que gera muita empatia. É bronco, obcecado, farta-se de fazer asneira e tem atitudes de troglodita para baixo. (E sim, ele chamar a Abby de "pombinha" é super foleiro!) No entanto, mesmo não aprovando, de certo modo consegui entender as suas atitudes, bem como a sua confusão dos seus sentimentos e a constante inquietação de fazer algo que ela ache censurável. Aliás, talvez por não ter ainda lido o outro livro, foi a Abby que me irritou mais com as suas mudanças repentinas, "agora quero, agora não quero", não recuando perante algumas situações mais óbvias e recuando por causa de outras menos evidentes. Também achei o final muito apressado e estranhei a tragédia final ter sido tratada com alguma leveza.

Mas tirando isso, mesmo não adorando, foi uma leitura divertida e fiquei com curiosidade para ler o livro do ponto de vista da Abby. Gostei também de outras personagens como o casal amigo deles, America e Shepley, do pai e dos irmãos de Travis. O epílogo, que não está incluído no outro livro, mesmo com muitos clichés até está giro. Mesmo com as falhas apontadas, a escrita da autora é suficientemente eficiente para manter o leitor interessado na história.       

2 comentários:

  1. tem alguma diferença desse para o desastre iminente?
    pelo que percebi é só a editora e a capa neh???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Caminhar Para O Desastre é o título em Portugal. Desastre Iminente é o título no Brasil.

      Eliminar