quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"Um Momento Meu" Paulo Caiado



Título: Um Momento Meu
Autor: Paulo Caiado
Editora: Marcador

Hoje abordamos o livro de um autor português.

O protagonista de "Um Momento Meu" de Paulo Caiado é Lucas, um homem na casa dos quarenta que após anos de felicidade familiar, vê o seu casamento com Diana chegar a um impasse. Ele acha que muitos dos seus sonhos estão ainda por cumprir e que está preso a uma rotina estagnada. Não que tenha deixado de amar Diana, pelo contrário, mas esta não parece ver as coisas da mesma maneira e reage mal quando Lucas revela o que sente. As discussões tornam-se habituais ao ponto de Lucas sair de casa. 
Apesar da aparente liberdade para agora fazer tudo o que quiser, Lucas só encontra porém solidão, até porque tudo o que sonhava fazer era ao lado da esposa. No meio dessa encruzilhada pessoal, Lucas encontra conforto na convivências com os amigos de sempre, com os quais viveu as emoções da juventude nos anos 80: Marcos, o eterno adolescente que se envolve com mulheres mais novas até que uma delas, Catarina, desperta sentimentos que ele julgava incapaz de sentir; Mateus, introvertido e algo taciturno, vive uma estranha mas intensa relação virtual nas redes sociais; e João, o mais objectivo e ponderado dos quatro, descobre uma nova oportunidade para o amor com Cristina, uma rapariga com um antigo trabalho controverso. O círculo de amigos é ainda composto por três mulheres da mesma geração: Joana, Luísa e Vanda, que oferecem e defendem o ponto de vista feminino nas conversas do grupo. Ao longo de um Verão vivido em conjunto, estes amigos discutem as memórias do passado, as incertezas do futuro, o amor, o sexo, a fragilidade das relações, os sonhos perdidos e os que estão ainda por cumprir. Mas só quando uma tragédia acontece é Lucas e os amigos saberão quais os rumos a seguir.

Sem dúvida que para mim o melhor do livro foram as conversas entre amigos, debatidas com sinceridade e profundidade. Embora o livro seja narrado pela perspectiva do Lucas, existem alguns capítulos na terceira pessoa que debruçam-se sobre os outros três amigos e foi interessante descobrir mais sobre a personalidade do João, do Marcos e do Mateus. 

No geral foi uma leitura agradável, com passagens interessantes. Mas gostei mais quando a escrita do autor era mais escorreita e directa ao assunto, porque por vezes tornava-se um pouco divagante e rebuscada demais e essas partes tornavam-se um pouco maçudas para mim. Mas gostei do livro e espero que este autor publique mais livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário