sábado, 23 de janeiro de 2016

"A Hora Mágica" Kristin Hannah


Título: A Hora Mágica
Autora: Kristin Hannah
Editora: Bertrand

Recebi este livro no Natal como presente do meu irmão. Eu já tinha ouvido falar desta autora mas nunca tive curiosidade em ler algo dela, porém este foi um óptimo começo. 

Em "A Hora Mágica", conta-se a história de uma menina de seis anos que é encontrada numa floresta do estado de Washington. A menina revela capacidades invulgares como subir rapidamente às árvores mas não parece ser capaz de comunicar, o que dificulta saber a sua identidade. Mas o pior é que ela traz consigo marcas de violenta tortura. Na esperança de conseguir descobrir mais sobre a pequena, Ellie Barton, a chefe da polícia da pequena cidade onde ela foi encontrada, pede ajuda à sua irmã, Julia.

Julia Cates era uma famosa pedopsiquiatra em Los Angeles mas a sua carreira é arruinada devido a um terrível acontecimento: uma das suas pacientes matou quatro colegas, suicidando-se depois e os media e as famílias das vítimas atacaram Julia como sendo a responsável por isso. Por isso, Julia não hesita em aceitar o pedido da irmã e regressar à terra natal para tentar perceber o que se passa com a menina selvagem e libertá-la da prisão do medo que a assola. Aos poucos, Julia vai ganhando a confiança da rapariga, a quem é dado o nome de Alice e as duas formam uma ligação muito especial que acaba por se assemelhar à de mãe e filha.
Além de Alice, Julia acaba também por fortalecer a relação com Ellie, após tanto tempo em que as duas irmãs estiveram afastadas e além das diferenças entre as duas que sempre impediram a proximidade entre ambas, e por aceitar, apesar das suas imensas reservas, o interesse de Max Cerrasin, o atraente médico do hospital local, também ele com inconfessáveis feridas do passado.
Mas quando a verdadeira de identidade de Alice é finalmente descoberta, Julia vê-se confrontada com um doloroso dilema.

Como já disse, foi uma boa iniciação na obra de Kristin Hannah. Já ouvi dizer que a obra dela é um bocado "hit and miss", tem uns livros muito bons e outros algo fracos, mas "A Hora Mágica" faz parte dos primeiros. A única coisa que achei menos positiva foi que algumas descrições como a da floresta foram demasiado longas. De resto, a história prendeu-me bastante, fazendo-me sentir à vez as frustrações de Julia para tentar comunicar com Alice e os medos que ainda atemorizam Alice muito depois da sua fuga. Aliás, as minhas passagens preferidas eram aquelas narradas pelo ponto de vista de Alice. Mas gostei também das outras personagens como Ellie (é giro vê-la a ser tão perspicaz no que toca aos outros e tão ignorante no que toca a ela), os seus ajudantes policiais Cal e Peanut, e Max.

Por esta história de amor fraterno e redenção e por ter sido um presente do meu irmão, posso afirmar que "A Hora Mágica" foi um dos meus melhores presentes deste último Natal.     

  

Sem comentários:

Enviar um comentário