terça-feira, 12 de janeiro de 2016

"Amo-te Como Eu Quero" João Firmino


Título: Amo-te Como Eu Quero
Autor: João Firmino
Editora: Chiado Editora

Outro livro que recebi no âmbito da minha parceria com a Chiado Editora, "Amo-Te Como Eu Quero" reúne um conjunto de crónicas e poemas, escritos entre 2010 e 2015, pelo autor, o escritor e músico João Firmino.

Trata-se de um conjunto de textos biográficos que revelam com sinceridade as lutas interiores do autor. Sendo este membro da comunidade LGBT, poder-se-ia pensar em primeira instância de que se iria abordar as dificuldades em sair do armário para assumir a sua orientação sexual e enfrentar os preconceitos sociais.  

No entanto, não é desse armário que este livro fala, mas sim de outros armários mais complexos e porventura mais angustiantes. E os temas abordados nas suas páginas são muito abrangentes e nos quais pessoas das diversas orientações sexuais se podem identificar: o amor não correspondido, a busca de uma identidade, os ciclos de esperanças e desilusões na vida e no amor, o sexo como forma de negação ou alternativa ao amor, a negação do amor e do desejo àqueles que já perderam a juventude.   

Foi uma leitura interessante, onde apreciei o tom intimista e franco do autor. Não gostei de todos os textos, alguns foram abstractos demais para o meu gosto pessoal. Gostei sobretudo daquele que dá título ao livro pelo seu jogo de espelhos ilusão/realidade e do último, "Obrigado Meu Amigo", onde o autor deixa transparecer que estará num lugar mais positivo da sua vida interior. 

Sem comentários:

Enviar um comentário