sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Instantes de Estantes #2

Eis mais algumas leituras recentes:



"Todos Os Nomes" José Saramago (Caminho): Era uma vergonha para mim ainda não ter lido nada do nosso Prémio Nobel, José Saramago. Por fim colmatei essa lacuna ao ler "Todos Os Nomes", um romance publicado pela primeira vez em 1997, precisamente o último antes de José Saramago receber o Nobel em 1998. "Todos Os Nomes" conta a história do Sr. José (que, apesar do título, é a única personagem que tem nome), um discreto auxiliar de escrita da Conservatória do Registo Civil que se lança numa perigosa e inexplicável demanda sobre a identidade de uma mulher cujo verbete certo dia vai parar às suas mãos. Pelo meio, fala-se da burocracia, da exploração laboral e daquilo que separa o nosso eu dos outros. Teve os seus momentos chatos e arrastados, mas em geral a leitura deste livro foi uma experiência positiva. Gostei sobretudo do capítulo em o Sr. José assalta uma escola.      



"The MacKade Brothers: Devin & Shane" Nora Roberts (Silhouette): o terceiro e quarto volume da tetralogia dos Irmãos MacKade de Nora Roberts. Em "The Heart Of Devin MacKade", Devin, o terceiro irmão, o xerife da cidade, ajuda Cassie Connor, por quem sempre nutriu uma paixão, a recuperar de um casamento marcado pela violência doméstica. Para além das feridas abertas do passado sofridas por Cassie e pelos seus dois filhos, paira a ameaça do ex-marido que se comporta como um prisioneiro exemplar mas que Devin sabe que ele congemina uma cruel vingança. Em "The Fall Of Shane MacKade", Shane, o irmão mais novo, ao contrário dos irmãos já casados e a constituir família, pretende manter a sua vida solitária a tratar da quinta dos pais e ter as suas conquistas fortuitas. Mas eis que surge Rebecca Knight, uma amiga da sua cunhada Regan, que pretende estudar os fenómenos paranormais das redondezas. Esta pesquisa também serve para Rebecca deixar de vez os seus problemas de auto-estima e para fazer algo por si própria. Entre os dois surge uma inevitável de atracção mas entre o medo de Shane de se entregar e a tendência de Rebecca para racionalizar tudo, será que o amor pode vencer? Palavras para quê, Nora Roberts nunca desilude. A história do Devin é um pouco melhor.



"Primeiro Amor" James Patterson com Emily Raymond (Topseller): Apesar de ainda não ter lido nada da vertente policial de James Patterson e nunca me ter satisfeito com a sua vertente romântica, resolvi dar mais uma oportunidade. "Primeiro Amor" conta a história da jovem Axi Moore que, desejando ver mais da vida, deixar de ser uma menina certinha e escapar a um quadro familiar decadente, decide deixar tudo e viajar pela América, acompanhada por Robinson, o amigo por quem está secretamente apaixonada. Uma viagem marcada desde logo pela transgressão, com os dois partirem numa mota roubada. Porém aquilo que ao início parece ser uma aventura de auto-descoberta e talvez o despertar de um romance, acaba por ser uma dramática corrida contra o tempo. Mais uma vez em Patterson, uma boa escrita, boa história, bom ritmo, mas um resultado bastante formulaico e estandartizado. A certa altura parecia que estava a ler um misto de "Entre O Agora E O Nunca" e "A Culpa É Das Estrelas" (o protagonista masculino parece mesmo uma fusão do Andrew Parrish e do Augustus Waters). Foi uma boa leitura, mas que não me emocionou tanto como deveria.     


 

Sem comentários:

Enviar um comentário