quinta-feira, 3 de março de 2016

"Anjo Mecânico" Cassandra Clare


Título: Anjo Mecânico
Autora: Cassandra Clare
Editora: Planeta

Tinha curiosidade em ler algo no género do fantástico e optei por ler algo de Cassandra Clare, autora afamada pela sua trilogia "Os Instrumentos Mortais".
"Anjo Mecânico" é o primeiro livro da trilogia "Caçadores de Sombras - As Origens", cuja acção se passa na Londres do século XIX. Após a morte da tia que a criou na América, a jovem Tessa Gray parte para Inglaterra para se reunir com o seu irmão, mas mal chega a Inglaterra é raptada por duas bruxas, as Irmãs Escuras, que a forçam a exercitar um talento que ela não sabia que tinha: a capacidade de se transformar noutra pessoa. 
Salva por Will Herondale, um Caçador das Sombras, Tessa passa a viver no Instituto, o local-sede dos Caçadores de Sombras, dirigido por Charlotte Branwell. Além de se ver confrontada com uma nova realidade, onde demónios, vampiros e bruxos convivem num mundo à parte, Tessa desespera por salvar o seu irmão e para escapar às garras dos servidores do Magister, que pretende unir-se a ela para os seus cruéis intentos. 
Como se isso não bastasse, Tessa começa a nutrir fortes sentimentos por Will, que se mostra ora afectuoso e protector, ora cruel e distante, embora também não seja indiferente a Jem, o outro jovem Caçador de Sombras. 

Gostei deste mundo-à-parte na Londres vitoriana, gostei da ideia e dos momentos de acção, mas para ser sincero a história não me prendeu tanto como gostaria. Não sei bem dizer porquê, achei certas partes muito angustiantes e nenhuma personagem me cativou por aí além, excepto talvez Tessa. Talvez devesse ter lido algo de "Os Instrumentos Mortais" antes para apreciar mais esta série. Em teoria, está tudo bem, a escrita, o ritmo, o mistério, mas por razões que eu não sei bem explicar, não foi bem aquilo que esperava e soube-me tudo a pouco.  

Sem comentários:

Enviar um comentário