segunda-feira, 21 de março de 2016

"Espero Por Ti" Jennifer Armentrout



Título: Espero Por Ti
Autora: Jennifer Armentrout (originalmente como J. Lynn)
Editora: 5 Sentidos (Porto Editora)

Lendo a sinopse deste romance "new adult" de Jennifer Armentrout, pensei que estava perante mais uma história de "rapariga tímida e rapaz popular apaixonam-se", uma história recorrente deste género. E estava certo. No entanto...

Em "Espero Por Ti", temos a história de Avery Morgansten, uma jovem de 19 anos que cinco anos antes foi vítima de um acto brutal. Como se isso por si só não bastasse, teve que suportar insultos e desprezos na escola e a frieza dos pais, mais preocupados com as aparências e a condição social do que no bem estar da filha, nos cinco anos seguintes. 
Por isso não admira que Avery tenha decidido frequentar uma universidade longe de casa para um novo recomeço. Logo no primeiro dia, esbarra literalmente contra Cam Hamilton, um atraente e bem-disposto rapaz, um acidente que a deixa terrivelmente embaraçada. Porém, Avery e Cam tornam-se amigos e aos poucos a amizade torna-se em algo mais. 
E à medida que a relação entre os dois torna-se mais séria, Avery vê-se confrontada com os demónios do seu passado que a impedem de confiar nos outros, até porque continua a receber insultos misteriosos no telefone e por e-mail. Mas esses medos podem significar perder a oportunidade de viver um amor e de sarar as suas feridas. Por seu turno, Cam também guarda um segredo que hesita em revelar. 

Como já referi, parece uma típica história "new adult", mas no entanto gostei muito mais do que eu pensava que iria gostar, ao ponto de ficar preso e não querer parar de ler. E se um livro consegue isso de mim, é porque tem algum valor. A escrita da autora, ainda que não seja super-extraordinária, é bastante cativante e a construção dos protagonistas foi bastante sólida. Consegui entender as atitudes e as hesitações da Avery embora nem sempre concordasse com ela e achasse que ela fazia muitas tempestades em copos de água (há então uma atitude dela que me irritou muito, que exagero!), mas tendo em conta o que ela passou, é compreensível. Eu pensava que o Cam iria ser um protagonista masculino super perfeito e idealizado, tipo o Andrew Parrish de "Entre O Agora E O Nunca", mas não chegou a tanto, já que por vezes é bastante presunçoso e convencido. Mas adorei como ele apoiou a Avery apesar de todos os passos atrás dela. 

Apenas dois reparos negativos: primeiro, achei que os outros amigos da Avery, a Brittany e o Jacob foram demasiado unidimensionais e não saindo do cliché da típica amiga extrovertida e do amigo gay exuberante. Gostaria de ter visto alguns momentos mais profundos entre ambos, ou que a Avery fosse um bocado mais aberta com eles. 
E segundo, não se compreende todo a bolinha vermelha no canto da capa, já que não se pode dizer que seja um romance erótico. (Se for, então o que se há de dizer de "50 Sombras de Grey" ou "Rendida"?) Embora a sensualidade esteja sempre presente, a relação íntima entre os protagonistas é bastante lenta e gradual (algo que até é apreciável) e o conteúdo sexual não é maior do que, por exemplo, em livros de Nora Roberts.

Resumindo, uma agradável surpresa. É pena que não se tenha publicado mais livros desta série em Portugal.          

Sem comentários:

Enviar um comentário