segunda-feira, 13 de junho de 2016

"Paixões À Solta" Jill Mansell


Título: Paixões À Solta
Autora: Jill Mansell
Editora: Chá Das Cinco (Saída de Emergência)

Este livro foi outra das minhas aquisições da Feira do Livro de Lisboa deste ano, aproveitando o facto de estar a apenas cinco euros. Há muito que tinha curiosidade em ler algo desta autora britânica, que dizem que tem uma escrita bastante divertida, mas não sabia bem por qual livro começar. Mas este foi um bom começo e uma leitura muito bem-humorada.

A protagonista do livro é Daisy McLean, que dirige um hotel rural não muito longe de Bristol. O seu casamento com Steve há muito que estava nas últimas, uma vez que o charmoso e encantador homem com quem casara revelou-se um grande mentiroso e vigarista que pretendia viver às custas dela. Ainda assim, é com grande choque que Daisy descobre que Steve teve um acidente de viação que o deixa às portas da morte e que no carro também seguia a sua amante, que escapou ilesa. A partir daí Daisy afirma-se fechada para o amor e jura nunca cair nas cantigas de homens bonitos. 
Um ano após a morte de Steve, o hotel de Daisy prepara-se para acolher um luxuoso casamento mas a cerimónia arrisca-se a ir por água abaixo, quando Tara, uma empregada do hotel, descobre que o noivo é Dominic, um ex-namorado que se diz ainda apaixonado por ela. O reencontro entre os dois causa um grande escândalo que só a muito custo Daisy consegue resolver e que resulta numa enorme humilhação a Tara. O padrinho do casamento é Dev, uma antiga estrela do râguebi, que pelo menos aparentemente, faz todo o tipo de homem que Daisy jurou evitar e por isso, ela desvaloriza o interesse que ele manifesta por ela. 

Esta é a primeira de muitas situações tragicómicas que se desenrolam ao longo do livro e onde Daisy acaba sempre por se ver envolvida. Outrora uma rapariga namoradeira e com ambições de estrelato, Tara decide viver uma vida séria e procurar um homem como deve ser, mas faltam candidatos e há uma tentação difícil de resistir. Barney, que traz algo que pertenceu ao marido de Daisy, emprega-se como porteiro do hotel e apaixona-se por quem não devia. Hector, o excêntrico pai de Daisy, fica dividido entre Maggie, a tia de Tara, com quem tem uma relação secreta e Paula, uma cantora extravagante. E a própria Daisy vê-se também indecisa entre uma promissora relação com Josh, um velho amigo, e admitir que não é de todo indiferente a Dev. 

Como dá para ver, foi uma leitura extremamente divertida, onde até os momentos mais tensos e dramáticos tem a sua dose de humor. O único senão foram alguns erros de tradução e tipografia.   


Sem comentários:

Enviar um comentário