sexta-feira, 19 de agosto de 2016

"November 9" Colleen Hoover



Título: November 9
Autora: Colleen Hoover

Depois de ter lido "Ugly Love", fiquei com vontade de ler outro livro da Colleen Hoover e o que mais me chamava a atenção era este "November 9". No entanto, este livro ainda não foi editado em Portugal pelo que recorri ao Book Depository para uma cópia em inglês. 

Vou ser um tanto vago quanto à história por dois motivos: como já referi, ainda não foi editado em Portugal e é daquele tipo de livro em que é preferível que se vá começar a ler sabendo o menos possível. Para dar só uma ideia, "November 9" fala sobre dois jovens de 18 anos, Fallon O'Neil e Ben Kessler, que graças a um incidente aparentemente casual, conhecem-se e rapidamente desenvolvem uma ligação mútua. Ela passou há dois anos por uma terrível tragédia que a deixou com grandes marcas visíveis e invisíveis e vai partir nesse mesmo dia de Los Angeles para Nova Iorque, onde pretende recomeçar a vida. Ele é aspirante a escritor mas não sabe bem o que quer escrever e carrega mistérios que só no fim do livro vão ser descobertos. Antes de Fallon partir, ela e Ben decidem combinar algo: vão se encontrar todos os anos no mesmo dia, 9 de Novembro, mas entretanto não vão estabelecer qualquer contacto e essa será uma premissa para ele começar a escrever um livro. 
Sei o que estão a pensar: não é tipo "Um Dia"? Sim parece, mas como é referido neste livro, embora "Um Dia" aborde o mesmo dia todos os anos, os protagonistas mantêm o contacto ao longo do ano.  

Se em "Ugly Love" ou "Amor Cruel" consegui prever o plot twist, aqui fui mesmo apanhado de surpresa e as coisas desenrolaram-se de forma diferente do que estava a espera. Tudo começa muito bem mas a partir do meio do livro começam a surgir as surpresas. Embora o livro alterne entre os pontos de vista de Fallon e Ben, o leitor vai sabendo muito mais sobre ela e o seu passado do que o dele, pelo que o mistério vai-se mantendo até à revelação final. 
Mesmo com algumas falhas, sobretudo ao nível da construção de personagens e algum excesso de dramatismo, mantenho a opinião de que tinha sobre a escrita de Hoover como sendo extremamente viciante apesar disso tudo. Outra coisa que eu gostei muito foi das referências à literatura e o piscar de olhos a outros livros da autora (quem leu "Ugly Love" vai ter uma boa surpresa neste livro). Nota-se que Colleen Hoover escreveu este livro para deleitar os seus fiéis leitores e os fãs de YA.    

Sem comentários:

Enviar um comentário