domingo, 30 de outubro de 2016

"Um Instante de Amor" Milena Agus


Título: Um Instante de Amor
Autora: Milena Agus
Editora: Presença

Tenho um certo gosto pela literatura italiana e diante de um promoção da NOTE que vendia livros da Editorial Presença a cinco euros, optei por este curtinho romance de Milena Agus. 
"Um Instante de Amor" conta a história de uma mulher da Sardenha que devido ao seu desejo de ser amada, é tida como louca pela sua família e pelo meio tacanho e preconceituoso. Por isso, embora seja bonita, não tem nenhum pretendente e vê-se forçada a um casamento de conveniência com um refugiado da Segunda Guerra Mundial acolhido pela sua família. Além disso, ela sofre de terríveis dores causadas pelas pedras dos rins, que a impede de ter filhos. 
Mas uma ida às termas para tratar dessa sua condição mudará a sua vida ao conhecer um veterano de guerra com uma perna amputada com o qual viverá uma breve mas marcante história de amor e paixão como sempre sonhara.
Mas esta história, contada pela neta da protagonista, é a história de uma família entre os anos 40 e 60, e além da avó paterna, existe também o seu avô, que mesmo sem amor entre ambos, viverá relativamente feliz ao lado da mulher com quem casou; o seu pai, que sempre viveu para o seu talento e paixão pela música; a sua mãe, que soube chegar através da música ao coração esquivo do seu futuro marido e encontrou na família deste a alegria familiar que nunca conheceu; Lia, a sua avó materna (uma das poucas personagens do livro que têm nome), mulher a quem um instante de perdição e suas consequências tornou-a uma mulher amarga. E também é a história da Sardenha e também um pouco da de Itália ao longo do século XX.     
Com uma pungente mistura de drama, humor, sensibilidade e erotismo, este livro foi uma pequena grande surpresa que aumentou o meu gosto pelos autores italianos contemporâneos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário