terça-feira, 27 de dezembro de 2016

"Esta Noite, Fala-me De Amor" Elin Hilderbrand




Título: Esta Noite, Fala-me De Amor
Autora: Elin Hilderbrand
Editora: ASA

Deparei-me por acaso com este livro entre um lote de livros em promoção no Continente, achei a sinopse interessante e decidi que seria a minha leitura para este Natal. Ao que parece, todos os livro da autora, Elin Hilderbrand, passam-se na ilha de Nantucket, no estado americano do Massachussetts, um dos mais populares destinos turísticos da costa leste dos Estados Unidos. 

"Esta Noite, Fala-me de Amor" conta a história de Dabney Kimball, uma mulher de quarenta e oito anos, dedicada desde sempre à ilha em que nasceu e cresceu e como tal, é uma das pessoas mais acarinhadas por todos na ilha. Dabney trabalha na Câmara de Comércio, é casada há mais de vinte e anos com John Boxwright Beech (que todos tratam por Box) e tem uma adorável filha que vive em Nova Iorque. Além disso, tem um dom especial: ela consegue ver se um casal é compatível ou não. Se for compatível ela vê um aura cor-de-rosa, se não for, ela vê uma névoa verde. Graças ao seu dom, Dabney já juntou mais de quarenta casais e acertou sempre, mesmo quando não seguiram a sua opinião. Por outro lado, Dabney também tem os seus traumas do passado que a impedem de sair da ilha, a não ser que a sua vida dependa disso.

Ao fim de vários anos tranquilos, a existência de Dabney é abalada quando recebe a notícia do regresso de Clendanin Hughes, aquele que foi o seu grande amor e o pai biológico de Agnes. Há vinte e sete anos, Clen partiu para a Ásia onde tornou-se um reputado jornalista de investigação. Para vencer o desgosto, Dabney cortou todas as relações com ele. Agora o regresso de Clen traz ao de cima muitas emoções que Dabney lutou para enterrar bem fundo e que a lança numa série de situações caricatas, ora divertidas, ora dramáticas, vendo-se arrastada para um destino inevitável.
Como se isso não bastasse, Dabney também tem de lidar com Agnes, que está noiva de um homem bastante rico que não só não é compatível com ela como Dabney pressente sinais subtis de ser alguém demasiado controlador, e a própria Dabney debate-se com um misterioso problema de saúde. 

O livro tem a particularidade de não ter capítulos, apenas três partes principais, sendo a narrativa, ainda que na terceira pessoa, descrita do ponto de vista de cinco personagens: Dabney, Clen, Box, Agnes e Nina Mobley, a colega e melhor amiga de Dabney. Pelo meio, existem depoimentos na primeira pessoa de alguns dos casais que Dabney juntou graças ao seu dom. 

Foi uma leitura ideal para o Natal, (embora se passe no Verão) bastante divertida e descontraído, equilibrando os momentos de humor com aqueles mais dramáticos. Gostei de todas as personagens, mesmo quando elas não se portavam da melhor maneira: era um bocado triste ver Dabney meter-se em alhadas mas ao mesmo tempo dava para perceber perfeitamente porque é que ela agia assim. Também é muita gira a descrição dos vários locais pitorescos de Nantucket. Devorei ao longo do fim de semana do Natal e fiquei com vontade de ler mais da autora.     

   

Sem comentários:

Enviar um comentário