segunda-feira, 9 de março de 2015

"Entre o Agora e o Sempre" J.A. Redmerski


Título: Entre o Agora e o Sempre
Autora: J.A. Redmerski
Editora: Presença

Uma das minhas leituras mais aguardadas de 2015 era "Entre o Agora e o Sempre", a continuação de "Entre o Agora e o Nunca" da autora J.A. Redmerski. Apesar de ter bastante curiosidade em ler este livro, confesso que tinha as minhas reservas. Primeiro porque achava que talvez uma continuação não fosse necessário, que o primeiro livro valia bem por si só, terminando onde termina. Depois, porque achei que os pontos que achei menos positivos no livros iriam ser mais exacerbados, sobretudo o idealismo dos protagonistas. De certa forma isso acontece, mas ainda assim foi mais uma vez uma óptima leitura e gostei muito de regressar a personagens tão marcantes como a Camryn e o Andrew.

"Entre Agora e o Sempre" começa uns meses depois do fim de "Entre o Agora e o Nunca". Camryn Bennett e Andrew Parrish continuam no Texas juntos e à espera do filho de ambos. Porém, Camryn não se sente completamente à vontade com o rumo que as vidas de ambos parecem tomar e receia que eles acabem por ceder às convenções sociais que ambos rejeitam. Por isso, decide voltar com Andrew à sua cidade natal, Raleigh na Carolina do Norte, para matar saudades da sua mãe e da sua melhor amiga Natalie com quem voltou a entender-se. Mas é aí que acontece uma tragédia, que deixa Camryn num estado de profunda dilaceração, apesar de querer demonstrar que está bem. Mas Andrew não se deixa enganar e após outro susto, ele propõe a Camryn que façam uma nova viagem sem destino. Ao longo da viagem, Camryn vê-se obrigada a enfrentar os demónios que ainda a assaltam e ambos passarão novas provações que testarão o amor que os une. Será que o fim da viagem será um novo princípio para ambos?

Como eu já disso, mais uma vez aquilo que menos gostei no livro anterior, surge um pouco mais intensificados no segundo livro. Mais uma vez, com a idade que eu tenho, não consegui deixar os ideais dos protagonistas um bocado utópicos demais e apenas exequíveis por eles terem a capacidade financeira que muitas, senão a maioria, das pessoas não terão. Também continuo a achar que o Andrew é perfeito demais, todo ele só grandes qualidades e ligeiríssimos defeitos, ao passo que a Camryn é fascinante sobretudo pelas suas fraquezas e falhas que a tornam intrinsecamente humana.
Além disso, também achei o final demasiado apressado, com bastantes saltos cronológicos e apesar de gostar do epílogo, não sei se este era absolutamente necessário.      

Ainda assim, e apesar de preferir o primeiro livro, também gostei imenso de "Entre Agora e o Sempre". Voltei a apreciar a escrita da autora, a construção das personagens (aqui existe um maior equilíbrio entre os pontos de vista de Camryn e Andrew) e o ritmo vivo, que põe o leitor na expectativa naquilo que estará para acontecer. E até a Natalie, que tanto me irritou no primeiro livro, tem aqui a sua redenção. Foi portanto um feliz reencontro com estas personagens que tanto me cativaram no livro anterior.   

Sem comentários:

Enviar um comentário