segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"O Anjo Que Queria Pecar" Francisco Salgueiro


Título: O Anjo Que Queria Pecar
Autor: Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do Livro

Francisco Salgueiro é um dos meus autores preferidos e já gostava de ler os seus escritos, ainda antes de publicar romances, em publicações como a Guia Telecabo e TeleNotícias. Os seus primeiros livros pautavam pelo humor e pela acção, mas de há uns tempos para cá, a sua obra tem pautado por uma nota mais séria, tendo-se notabilizado sobretudo pelos dois livros da série "O Fim da Inocência", que narram um retrato arrepiante da juventude actual e como ela convive muito proximamente com um cocktail explosivo de sexo, drogas e novas tecnologias. 
Entre os dois tomos de "O Fim da Inocência", Francisco Salgueiro regressou à ficção em 2012 com o romance "O Anjo Que Queria Pecar", que relata um mistério que abalou a Europa nos anos 30, o mistério da Boca do Inferno e o alegado desaparecimento do esoterista Aleister Crowley, considerado o homem mais perigoso do mundo.

Tudo começa quando o narrador (do qual nunca se sabe o nome), um promotor musical radicado há vários anos em Inglaterra, regressa a Portugal e mal aterra depara-se com a notícia da morte de alguém próximo na Boca do Inferno. O protagonista é então arrastado para uma perigosa teia de segredos e vingança que terá tido origem no encontro em Lisboa décadas antes entre Aleister Crowley e Fernando Pessoa. Tendo conhecido Pessoa quando este lhe contactou sobre uns erros num mapa astral, Crowley urdiu uma trama de manipulação e sexo usando como peões Fernando Pessoa e Hanna Jaeger, a jovem alemã que acompanhou o mago até Lisboa. Um plano que acabou por estar intimamente ligado à história da família do protagonista. Ao mesmo tempo que o protagonista, sempre sobre a ameaça de perigo para a sua vida, vai descobrindo mais sobre a ligação entre a sua família, Aleister Crowley e Fernando Pessoa, ele vê-se obrigado a confrontar o seu passado com Mónica, a sua parceira nesta aventura, com quem viveu um namoro na adolescência que acabou de forma dolorosa para ambos.

A leitura de "O Anjo Que Queria Pecar" foi sem dúvida bastante emocionante, por vezes até angustiante, uma vez que os protagonistas passam toda a acção do livro em constante sobressalto. Também achei interessante o retrato de Fernando Pessoa traçado no livro, das perturbações que marcaram profundamente a sua vida e a disparidade entre o homem e o mito. (Sim, é ele o anjo que queria pecar.) Fiquei igualmente impressionado com outro tipos de mitos falados no livro, como um que envolve os Beatles, e como a influência do legado de Aleister Crowley persiste ainda nos dias de hoje. Não sendo o melhor livro que li do autor, creio que talvez seria melhor se existissem mais alguns "espaços para respirar" no meio de tanta acção e tantas revelações mas para quem já leu outros livros de autor, o estilo cúmplice e vibrante que é característico de Francisco Salgueiro está uma vez mais bem presente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário