quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"Trilogia de Ardamore" Nora Roberts


Títulos: "As Jóias do Sol", "As Lágrimas da Lua", "O Coração do Mar"
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência

Nora Roberts é uma das autoras que eu mais li, sobretudo por ser uma escritora extremamente prolífica e porque durante alguns anos (mais ou menos entre 2007 e 2010), estive tão viciado na sua obra que só queria era ler mais e mais livros seus.
Além de vários títulos isolados, Nora Roberts também tem diversas séries de livros, sobretudo trilogias foi com esta trilogia que eu me iniciei. Ao contrário de muita gente, eu não faço nenhuma questão em ler trilogias por ordem, e comecei pelo segundo, "As Lágrimas da Lua" cuja sinopse foi a que mais me atraiu.

Esta trilogia é a Trilogia de Ardamore, também conhecida como Trilogia Irlandesa. Foi editada nos Estados Unidos entre 2000 e 2001 e publicada pela Saída de Emergência em 2006, se não estou em erro. Passa-se, como já devem ter adivinhado, numa pequena vila irlandesa chamada Ardamore e envolve os três irmãos Gallagher: Aidan, Shawn e Darcy. Cada livro conta a história de como cada um dos irmãos descobriu o amor da sua vida e como, no processo, ajudaram ao reencontro de Carrick, o rei dos seres féericos, e Lady Gwen, a sua amada humana.  

Em "As Jóias do Sol", Jude Murray é uma professora americana, devastada pelo fim do seu casamento que decide recomeçar uma nova vida em Ardamore, após ter herdado uma casa nas redondezas. Não tarda a travar amizade com os três Gallaghers, donos do pub local, e uma atracção mútua nasce entre ela e Aidan, o irmão mais velho, que viajara pelo mundo e que voltara para gerir o pub uma vez que os pais deles decidiram fixar-se na América. Jude e Aidan não tardam a consumar a paixão, mas quando Aidan decide que os dois se devem casar, a reacção dela não é a esperada, por diversos motivos. Será que uns diamantes do sol oferecidos por Carrick farão magia?

"As Lágrimas da Lua" centra-se no irmão do meio, Shawn, que tem dois grandes talentos: cozinhar e compor canções. Mas além disso, Shawn é meio distraído e leva a vida sem pensar demasiado nas coisas, como por exemplo, em fazer algo com o seu talento como compositor. Ou no facto de Brenna O'Toole, a sua amiga de sempre, há muito o ver como mais que apenas um amigo. Sendo uma maria-rapaz, bem mais à vontade a consertar máquinas do que a lidar com roupas e maquilhagem, Brenna não sabe como confessar a sua atracção por Shawn. Quando por fim, na posse das pérolas da lua oferecidas por Carrick, ela ganha coragem e lhe propõe uma "amizade colorida", Shawn fica estupefacto e não tarda a perceber que quer mais que uma relação casual. Sabendo da teimosia de Brenna, ele elabora um plano para fazê-la admitir que está apaixonada por ele. Mas as coisas complicam-se porque Mary Kate, uma das irmãs de Brenna, está também interessada em Shawn.

Em "O Coração do Mar", o foco está em Darcy. Bela, sensual, astuta e com grandes dotes musicais, Darcy tem grandes ambições e cedo se apercebe que Trevor Magee, o empresário nova-iorquino que pretende construir um teatro em Ardamore, pode ser a chave para realizar os seus sonhos. Trevor não resiste aos encantos de Darcy, mas quando a relação entre ambos ameaça tornar-se mais séria, ambos ficam sem saber o que fazer e, mesmo com a magia de um rubi colhido do fundo mar, Trevor corre o risco de cometer os mesmos erros que Carrick.

Como já disse, o primeiro livro da trilogia que eu li foi o segundo, "As Lágrimas da Lua" e foi aquele que eu gostei mais, talvez porque me identifique bastante com o protagonista e por achar piada à história da evolução da relação de amizade a atracção sexual a amor e à eterna dinâmica dos extremos opostos. Li depois "As Jóias do Sol" e fiquei com enormes expectativas para "O Coração do Mar", mas este foi o que menos gostei. Ao contrário dos outros livros, neste achei a história da relação entre os protagonistas algo apressada e forçada demais, e sobretudo estava à espera de um final bem mais apoteótico, após tanto ler sobre o amor trágico entre Carrick e Lady Gwen. 
Mas apesar disso, foi um prazer ler estes três livros, plenos de humor, misticismo e sensualidade, que me iniciaram na obra de Nora Roberts. A descrição das paisagens é bastante cativante e fique com vontade de conhecer a Irlanda. 

Sem comentários:

Enviar um comentário